11 de dezembro de 2010

Pequena história literária

Nunca vi meus pais lerem. Como então gosto de ler? Atrás da resposta, fiz uma análise em minha vida e acredito ter me aproximado da verdade... contarei para vocês agora os segredos de como me tornei um leitor.

Quando era bem pequeno, eu amava histórias. Amava. Como toda criança ama histórias para dormir e nas horas vagas...
Quando eu pedia para minha mãe contar histórias ela respondia que não sabia contar ou mandava dormir logo. Quem me contou histórias foi meu pai. E acredito que isso foi o começo de tudo. Quando ele me contava uma história (sempre uma clássica com poucas modificações como, como chapeuzinho vermelho), eu sempre pedia para ele contar mais depois. E como ele não sabia outra, ele inventava uma nova. Chapeuzinho azul, Chapeuzinho amarelo, Chapeuzinho verde. Hoje não lembro das histórias, mas lembro dos nomes delas, e lembro que gostava muito.
Quando meu pai voltou do Japão ele não contava mais histórias, a intensidade do trabalho por lá deve tê-lo afetado ou algo assim, e ele passou a escrever poesias só de crente e não vi nenhuma mais recente sobre o nordeste e as poesias de amor que ele fazia... hoje os livros dele são só de poemas religiosos.
Não pensem que por ele escrever poesia siginifica que ele é um leitor, ele nunca leu nada na vida, pelo menos nos últimos 18 anos que conheço ele. Outro dia fiz ele me esperar na livraria e ele topou com um Álvares de Azevedo e ficou espantado de como ele escrevia igual ele (eu quase caí na gargalhada, comparar-se com Álvares de Azevedo! Mas dei um desconto, coitado...).

Tempos depois, quando ainda era criança, mas mais velho... coisa de 8, 12, 12 anos... nessa faixa etária... eu tinha uma tia velinha surda e muda, que tinha muitos, mas muitos gibis! Era o que ela gostava mais, gibis! Acho que ela não sabia ler, a fam´lia inteira não sabia se ela sabia ler... mas ela gostava dos gibis, sempre tinha uma parente que trazia gibi para ela... e ela me mostrava esses gibis, deixava eu ler, me dava uns... Enfim, acredito que isso foi de máxima importância para a minha formação. Quando ela morreu, todos os gibis ficaram para mim (roubei algumas joias também, minha mãe tem mania de penhorar jóias e perdê-las para leilão, eu não podia deixar mais jóias da família se perderem assim...). Nessa época minha mãe fazia faculdade do ótimo curso de Turismo na grandiosa Unaerp as custas do meu tio (irmão da minha avó), e eu dormia na minha avó que era onde a tia surda e muda morava também... depois fiquei com o quarto dela. Foi uma época terrível na minha vida, que não gosto nem de lembrar. Eu ia a igreja naquela época. Quando fui me aproximando da leitura e pegando Agatha Christie na biblioteca (2 quarteirões acima -não é jeito de falar, é ACIMA mesmo! rua inclinada pra caramba), fui também me afastando da igreja, aquela coisa chata já não tinha motivo pra ir... acho que eu ia mesmo era para acompanhar minha mãe, quando meu pai estava no Japão me tornei muito próximo a ela... antes era muito próximo ao meu pai, e cada vez que ele ia e voltava fomos ficando mais distantes...
Agatha Christie porque minha mãe disse ser bom certa vez muito anos atrás quando tive que fazer ficha na biblioteca para pegar um livro para prova na escola... ela levou um, mas não sei se leu... foi a única vez que vi ela chegar perto de livro... quer dizer, ela leu Diário de Motocicleta do Che para a faculdade... Naquela época peguei uns da Agatha também... mas desisti de ler quando peguei um da Miss Marple, que é muito chata... Só consigo gostar dos do Poirot...
Depois na época da faculdade dela comecei a pegar uns lá para ler de novo... Isso depois que tinha lido Cai o Pano da biblioteca da escola, me incitou novamente a ler A.C.

Algum tempo antes e entrelaçado com o tempo da faculdade dela, eu fiquei sabendo do lançamento de um filme de bruxo chamado Harry Potter... tava louco para assistir, mas minha mãe não gostava... sorte que meu pai estava no Brasil e tinha acabado de comprar uma locadoura (de novo... ele sempre compra uma até conseguir fali-la), e me trouxe o Harry Potter e eu assisti escondido no quarto... Foi paixão a primeira vista!
Pouco tempo depois descobri com um amigo, Thiago, que tinha LIVROS do Harry Potter! E eu aluguei dele os livros pagando por dia enquanto lia... deixava escondido na mochila...

Não durou muito isso de ter que ler escondido, só até o 4 foi assim (li todos em 1 mês mais ou menos... li rápido porque o cara me estorquia uma fortuna por dia...)
Quando lançou o quinto eu já tinha minha independência e fiz meu pai comprar o livro para mim... coisa rara, ele nunca me deu presente, presente, assim... Esse livro hoje está emprestado com uma menina que eu fiquei aí e eu amava ela e até hoje não me devolveu, além de uns amigos terem me dito que ela detonou o livro... a mesma coisa com meu dvd do Rebelde, mas esse não é tão importante assim... O livro 6 meu pai já me arrumou em pdf BEEEEEM antes de lançar no Brasil e eu li em poucos dias e saí contando pra todo mundo que o Dumbledore morria... Foi aí que nasceu minha paixão por pdf! Por isso tenho essa biblioteca de mais de 1500 livros hoje para vocês, meus queridos, baixarem a vontade...

Bem, na época do Harry Potter, um pouco antes, um pouco depois, não sei, meio entrelaçado... veio a época Turma dos Tigres... essa foi febre na minha escola, todo mundo queria ler, era muito foda! Tudo começou com o Frederido escolhendo O Forte dos Esqueletos como o livro de prova dele (quando a professora é boazinha e deixa os alunos escolherem seus livros... não sei se foi nessa época, mas me veio na cabeça agora Frankenstein, que li da biblioteca da escola tbm, mas não sei se foi nesse contexto.. acho que não...).
Enfim, eu, o Alan, o Thiago, o Frederico e o Luís Augusto viciamos primeiro, e fomos lendo todos que tinham (no começo tinha pouco, mas eles foram comprando quando nós pedíamos), e também compramos os nossos próprios... foram os primeiros livros que eu comprei por gosto de ler, os da Turma dos Tigres... Acho que foi depois dos primeiros HP, depois do 4 e antes do 5 que isso começou... teve um intervalinho grande entre os lançamentos destes...
Lembrei agora que quando minha mãe fazia faculdade também li Shakespeare... Romeu e Julieta e Otelo...

Foi só em 2007 que comecei a fazer lista dos livros que lia... qeria ler mais de 100, li 42... esse ano fazia academia também. Em 2008 deixei a academia pra ir jogar basket e brincar de esconde-esconde com meus novos amigos mais próximos... Alan, Monique, Neto, Marcela, e o pessoal que ia lá... a gente jogava basket no poli (que é do lado da casa do Alan que é vizinho da Monique) e a Marcela que era namorada do Alan e é prima da Monique e o Neto que é irmão da melhor amiga do Alan (aquela menina que tá com meu livro até hoje) e é o namorado da Monique iam lá, e brincávamos de esconde-esconde na frente da casa do Alan, numa casa em construção... fizemos um time de basket, tenho até o uniforme e foto do time com ele... Wild Wolves.
Em maio arrumei uma namorada alguns dias antes do meu aniversário, e no dia do meu aniversário ela foi no poli me levar presente e eu quebrei o joelho pra olhar pra ela... na hora não sabia que tinha sido grave, mas não consegui mais jogar depois disso... fui no médico, o House me mandou pro M.R.I., fiz fisioterapia, e tá fudido até hoje... Como tinha namorada li pouco esse ano, foi meu pior ano em leitura (li só 11, entre eles a coleção crepúsculo que não devia nem contar) e meu melhor ano em divertimento e felicidade acumulada... tanto por causa dos amigos que eu jogava e brincava até maio quanto pela minha namorada depois de maio...
Em 2009 comecei o ano solteiro e li bastante... foi meu ano com mais proveito em leitura... acho que com mais proveito em tudo... duas das amigas da Bia fiicaram com dó de mim e viraram minhas amigas e nós saíamos quase toda semana juntos... fiz amigos passageiros nesse ano também, mas que foram importantes, e li 53 livros... foi um ano terrível porque eu passei todo ele solteiro e procurando alguém, com esse nicho vazio no meu mundo precisando ser ocupado por uma espécie urgentemente. Pelo menos passei na primeira fase da Fuvest e ganhei bolsa para cursinho.
Agora em 2010 passei o ano inteiro solteiro também. Sem amigos também. Sem fazer nada, porque não tive tempo de fazer nada, todo o meu tempo foi ocupado por viagens diárias desnecessárias que só me prejudicaram em todos os aspectos da minha vida, principalmente nos meus estudos. Nascer em uma família de pobres vagabundos que esperam deus jogar tudo do céu para eles e não correm atrás do seu próprio sustento é foda, nem estudar direito nós podemos... Esse ano foi vazio. Li uns 25 livros (ainda não terminou o ano, né?).

Minha história literária é essa... Colocar tudo em uma linha do tempo exata seria difícil demais, as lembranças são bem remotas... mas acredito que dê para contextualizar.

3 comentários:

  1. Harry Potter, ah! bons tempos...Lembro-me te ter lido o cálice de fogo duas vezes e adorava o Victor Krum.

    Minha história começou com "Feliz ano velho" do Marcelo Rubens Paiva. Na época eu tinha uns 12/13 anos e professora o indicou para a sala justamente por ser o livro errado para a nós. Poucos leram, mas os que não resistiram à curiosidade de um livro com palavrões e apelo sexual se tornaram leitores compulsivos. Depois parti para as séries, lia todas que encontrava. Inclusive graças a você eu devorei Desventuras em Série, alguns contos do Poe e outros textos do seu acervo. Por isso obrigado, apesar de não nos conhecermos você está (estranhamente)ligado à esta singela história.

    #Aposto que você irá dormir pensando na influência que você tem em mudar a vida de estranhos#

    ResponderExcluir
  2. Uau, você me deu no que pensar...
    Afinal, não sou mais um esquecido que ninguém se lembra... posso ser importante para pessoas que nem conheço...
    Maravilhoso imaginar isso, que eu posso estar na história de alguém... e nem sei disso...

    ResponderExcluir
  3. Ah, mas você com certeza faz parte da história das pessoas! Você tem uma fama e tanto na mafia, apesar de você não ser mais o dono de lá. Tenho certeza que a forma convicta que você expressa suas opiniões leva muitos a pensar. Imagino que se a mafia fosse um livro, você seria um dos personagens mais intrigantes...
    Vou por anônimo aqui para não parecer que estou fazendo propaganda do meu blog (quero que ele crie vida por conta própria), mas acho que você vai saber quem eu sou... Isso é, se você não estiver ocupando o seu tempo em me dar mais uma resposta mal educada, kkkkk
    É claro que eu pedirei desculpas depois se for o caso...

    ResponderExcluir